O blog do Magal - Opinião, cultura, economia e Política
Redes reagem a apoio de Zema, Cleitinho e Nikolas a tarifaço de Trump
As manifestações do governador Romeu Zema (Novo), do senador Cleitinho (Republicanos-MG) e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em apoio à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros têm sido alvo de fortes críticas nas redes sociais. Nos comentários das publicações do Estado de Minas, internautas apontaram contradições e classificaram como incoerente o posicionamento das lideranças mineiras.
“Quando você fala Lula, você quer dizer Eduardo. É isso?”, ironizou um usuário, referindo-se à fala de Zema, que responsabilizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela tarifa imposta por Trump. Outra internauta rebateu: “‘A conta do Lula’, não. O responsável dessa fatura é o bolsonarismo!”.
As empresas e os trabalhadores brasileiros vão pagar, mais uma vez, a conta do Lula, da Janja e do STF. Ignorar a boa diplomacia, promover perseguições, censurar e ainda fazer provocações baratas vai custar caro para Minas e para o Brasil
Em nota, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que o tarifaço é fruto de um lobby realizado por ele desde o início do ano, em articulação com autoridades norte-americanas para pressionar o governo brasileiro.
Eduardo Bolsonaro pede aos brasileiros para agradecer a Trump pelo tarifaço
Zema também foi alvo de críticas diretas. “O forte dele nunca foi interpretação de texto”, escreveu uma usuária. Outro comentou: “Romeu Zema estou aqui a sua disposição para você tirar suas dúvidas, uma vez que, como governador, me parece que você não entende nada de política e economia internacional”.
Cleitinho defende impeachment
A fala de Cleitinho, que defendeu o impeachment do ministro Alexandre de Moraes logo após o anúncio da medida de Trump, também provocou reações. “'Após Trump cuspir em sua cara, Cleitinho agradece pela hidratação grátis'”, ironizou um internauta.
Outro completou: “A crise do nosso país é mental”. “Disse o cara que pede autógrafo pra influencer do tigrinho”, disparou mais um, se referindo ao episódio em que Cleitinho pediu uma foto a influenciadora Virgínia Fonseca, quando prestava depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets.
A culpa de tudo que está acontecendo entre Estados Unidos e Brasil é do ministro Alexandre de Moraes. (...). Ele viola os direitos humanos e acordo internacional. A culpa maior é do Senado, que já poderia ter o impichado (sic) há muito tempo
Senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) sobre tarifaço
Nikolas culpa Lula
Nas postagens de Nikolas Ferreira, que também culpou Lula pela medida, os comentários apontaram o que muitos consideraram hipocrisia. “Nikolas, você é o cara mais falso da Terra. Você estava bajulando Trump, agora Trump vem para cima do Brasil e você está falando que o Lula acabou com o país, sendo que o filho do Bolsonaro (o Eduardo) está lá agradecendo por ferrar o país”, escreveu um internauta.
“Ao invés de defender o próprio país, está aí cometendo lesa-pátria na frente de todo mundo, sem vergonha nenhuma. Você é motivo de vergonha para cada brasileiro”, criticou outro. “Você acha que somos burros? Foi culpa do seu presidente Jair Bolsonaro, que quer salvar a própria bunda. Vergonha alguém eleger você, que defende país estrangeiro”, comentou uma usuária.
Por outro lado, usuários defenderam a postura do parlamentar mineiro. "Chegou o momento de você fazer um vídeo esclarecendo esse assunto para os brasileiros, combatendo as narrativas mentirosas que a Globo divulga 24 horas por dia. Se mesmo com essas tarifas o Brasil não mudar, inevitavelmente nos tornaremos uma Venezuela", analisou.
"Tantos bandidos a serem presos por praticarem crimes, como o próprio lula molusco. E esses miseráveis, querendo prender o Bolsonaro por nada. Inventando algo pra acusar. Já que o povo não faz nada, quem sabe os de fora possam ajudar. Valeu Trump, tiro, porrada e bomba", disparou outro.
Tarifaço
A medida foi oficializada na tarde dessa quarta-feira (9/7) pelo presidente dos Estados Unidos. No comunicado, Donald Trump enviou uma carta a Lula exigindo que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado seja imediatamente interrompido.
Para o republicano, a nova tarifa ainda é menor do que seria necessário para “corrigir graves injustiças” na relação comercial, mesmo com a balança pendendo favoravelmente para os americanos.
Lula sobre tarifa de Trump: 'Será respondida à luz da Lei Brasileira'
Trump também advertiu que, se o Brasil decidir adotar medidas de retaliação, novas sanções poderão ser aplicadas. No texto, o republicano classificou as exigências da Justiça brasileira para que as big techs se adequem à legislação nacional como um ataque ao livre comércio. Trump também afirmou que a decisão pode ser revista caso o mercado brasileiro se torne mais aberto a empresas norte-americanas.
Deixe sua opinião