O blog do Magal - Opinião, cultura, economia e Política
Sistema usa QR Code e permite pagamentos instantâneos em reais, com conversão automática para euros e taxa de serviço em torno de 3%
Turistas brasileiros que viajam para a França agora encontram uma novidade nos pontos de venda: o Pix. A tecnologia de pagamentos instantâneos, popular no Brasil, passou a ser aceita em diversos estabelecimentos franceses, especialmente em Paris. A iniciativa tem como base o avanço de plataformas digitais, como a fintech PagBrasil, que viabilizam a operação por meio de QR Codes gerados por sistemas como o VoucherPay.
A ferramenta permite que o consumidor pague suas compras diretamente em reais, com conversão automática para euros no momento da transação. A taxa de serviço gira em torno de 3% sobre o valor convertido. Segundo informações da empresa, a solução busca oferecer uma alternativa ao uso de cartões de crédito internacionais, que normalmente envolvem tarifas mais elevadas e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Lojas populares entre brasileiros aderem ao sistema do PIX
Entre os comércios que já aceitam o Pix estão locais bastante conhecidos dos brasileiros que visitam Paris, como a farmácia CityPharma, no bairro de Saint-Germain, e as perfumarias Fragrance de l’Opéra e Grey. Essas lojas, que tradicionalmente atraem turistas por conta dos preços e da variedade de produtos, agora oferecem também a opção de parcelamento das compras em até dez vezes, embora essa alternativa inclua taxas adicionais.
Para realizar o pagamento, o cliente brasileiro apenas escaneia o QR Code com o aplicativo bancário de sua escolha no Brasil. A conversão é feita no momento da transação, de forma automática, e o estabelecimento francês recebe o valor em euros. Não é necessário ter conta bancária na Europa nem utilizar cartão internacional.
Deixe sua opinião