O blog do Magal - Opinião, cultura, economia e Política
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) usou as redes sociais neste sábado (20) para ironizar a mobilização de artistas que anunciaram participação em protestos contra a PEC da Blindagem e o Projeto de Lei da Anistia. Segundo ele, “poucos milionários mamadores da Rouanet, que ficam com a grana forte, querem que os milhares de artistas que não recebem Rouanet vão para um ato anti-anistia”.
A declaração faz referência direta ao evento programado no Rio de Janeiro, na orla de Copacabana, que terá apresentações de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque. A manifestação integra uma série de atos convocados em diferentes capitais brasileiras contra as propostas em tramitação no Congresso.
Flávio também ironizou o caráter político das mobilizações. “Haverá algum ato socialista de divisão de riquezas, ou isso é só na teoria?”, questionou.
Do outro lado, artistas têm reforçado os convites para que a população ocupe as ruas. Em vídeo recente, Caetano Veloso defendeu reação popular às medidas. “A gente tem que ir pra rua, pra frente do Congresso como já fomos outras vezes, voltar a dizer que não admitimos isso como povo e como nação. Não admitimos!”, afirmou.
As propostas criticadas durante os atos têm gerado polêmica no Congresso. O PL da Anistia pretende perdoar os crimes cometidos por envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, o que poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), já condenado por tentativa de golpe de Estado. Já a PEC da Blindagem prevê que investigações contra parlamentares só possam avançar com autorização prévia da maioria das casas legislativas, em votação secreta
Deixe sua opinião