O blog do Magal - Opinião, cultura, economia e Política
Trump busca base legal para bolsotaxa de 50% ao Brasil, diz agência
No anúncio, feito em 9 de julho, Trump justificou a medida "em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres" e determinou o fim do julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe para suspender a taxação.
Donald Trump teria encomendado ao seu governo uma base legal para impor a tarifa de 50% aos produtos brasileiros que, em tese, entrará em vigor no dia 1º de agosto. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (25) pela agência de notícias Bloomberg, citando fontes "familiarizadas" com o assunto.
"O governo do presidente Donald Trump está preparando uma nova declaração de emergência como base para tarifas sobre o Brasil", diz o texto.
"A medida, que ainda não é definitiva, seria necessária para impor a taxa de 50% ameaçada por Trump a um país cuja situação é muito diferente de outros que foram atingidos por tarifas recíprocas. Enquanto outras nações alvos mantêm superávits comerciais com os EUA, o Brasil registra déficit", segue a Bloomberg.
Na prática, Trump estaria buscando brechas na lei - ou pedindo a criação de uma nova regra específica para o Brasil - já que não haveria base legal para importa a taxação ao país.
Deixe sua opinião