O blog do Magal - Opinião, cultura, economia e Política
Meus amigos (as)
Essa Câmara com essa desgraça do Hugo Morra virou caso de polícia.
Vejam vocês o que ele está tramando
Congresso articula lei para antecipar liberação de emendas antes da eleição de 2026
A cúpula do Congresso Nacional está se mobilizando para aprovar um calendário legal que obrigue o governo Lula (PT) a executar as emendas parlamentares antes da disputa eleitoral de 2026. A manobra tem como objetivo assegurar o uso estratégico de bilhões em recursos públicos nas campanhas de deputados e senadores — seja para a reeleição ou para a busca de novos cargos.
De acordo com a Folha de S.Paulo, a estratégia se consolidou após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), descumprir um acordo com o PT ao negar ao partido a relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. Em vez disso, Motta designou para a função o deputado Gervásio Maia (PSB-PB), aliado de Lula, mas também próximo do comando da Casa. Como forma de compensação, o PT recebeu a relatoria da medida provisória que prevê aumento de impostos sobre casas de apostas ("bets"), fintechs e aplicações hoje isentas de IR.
A escolha de Gervásio tem como missão a elaboração do cronograma que garantirá o empenho e pagamento antecipado das emendas. O parlamentar, porém, não respondeu aos pedidos de entrevista da reportagem, e Motta também preferiu não comentar o assunto.
Deixe sua opinião